domingo, 26 de outubro de 2008

Aves e pássaros

É comum chamar qualquer ave que vemos de pássaro. Todo pássaro é uma ave, mas nem todas as aves são pássaros. As aves que podem ser chamadas de pássaros fazem parte da ordem dos Passeriformes, sendo esta a que tem mais representantes. São animais pequenos, que se alimentam de frutos sementes, insetos e pequenos invertebrados. Possuem quatro dedos em cada pata sendo que um é virado para trás.
E para não chamar mais qualquer pássaro de ave eu fiz uma lista dos mais comuns aqui da região do Vale do Rio Pardo:
Pássaros:
João-de-barro (Furnarius rufus), Tico-tico (Zonotrichia capensis), Sabiá-laranjeira (Turdus rufiensis), Pardal (Passer domesticus), Carruíra (ou corruíra, ou curruíra)(Troglodytes musculus), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), Sebinho (Cambacica) (Coereba flaveola) , Sanhaçu-papa-laranja (Thraupis bonariensis), Saíra , Chupin, suiriri-cavaleiro,
Sanhaçu-cinzento, Canário.



Não são pássaros:
Caturrita, Papagaio-verdadeiro
Periquito, Quero-quero, Rabo-de-palha, Rolinhas (pomba),
Coruja.

Um livro muito bom pra obter informações sobre aves do Rio Grande do Sul é Aves Silvestres do Rio Grande do Sul(o 12° livro), de William Belton (texto) e John Dunning (fotos). É um livro pequeno, de bolso, mas muito interressante por conter muitas fotos, principalmente das mais comuns. então se bater alguma dúvida quanto ao nome do animal, é só procurar no livro. O nome científico é conhecido igualmente em todo o mundo, o que pode causar dúvidas é o nome comum, devido as grandes diferenças de nomes em diferentes regioes do Brasil e até mesmo do Rio Grande do Sul. Por isso eu coloquei acima o nome comum dessas aves, o nome científico e o nome que eu conheço. Se souberem de mais algum nome podem me mandar pelo comentário.


Nenhum comentário: